Um pouco de História...

A Noviça Rebelde não se trata de um conto de fadas, é história de gente brava, demasiadamente humana.
É baseada na história da família Von Trapp, narrada pela própria Maria Augusta Von Trapp, personagem que dá título a peça, no liro The Story of the Trapp Family Singer. Embora romanceada para a criação do musical, a narrativa se inspira na vida real da família.
O Ballet Expressão, sem preocupações em seguir a obra a risca propõe encantar e surpreender.

Adaptação

I ATO
No alto da montanha a noviça Maria adormece, enquanto isso, um "Ser Encantado" desperta a natureza: Flores, Borboletas e Elementais dançam ao amanhecer do dia.

Os sinos do convento apressam Maria, que como sempre, está atrasada para missa matinal. A Madre Superiora conversa com a Mestra das Noviças sobre o comportamento e a vocação da noviça Maria. Após refletir sobre tudo, a Madre Superiora resolve enviá-la à casa do Capitão George Von Trapp, para que ela assumisse a educação de seus sete filhos. Embora resitente à ideía, Maria parte para sua missão.

Dúvidas cercam seus pensamentos ao embarcar em um ônibus cheio de crianças; porém, ao encontrar uam garotada sorridente e otimista, mais confiante ela segue seu caminho.

Ao chegar a casa Maria fica deslumbrada com tanta beleza. Seus pensamentos viajama uma época distante> moças aparecem e iluminam ainda mais sua imaginação; mas esse sonho dourado é interrompido com a chegada do Capitão Von Trapp.

Maria é apresentada, aos filhos, ao mordmo e à caseira que a conduz ao seu quarto, do qual, pela janela, a moça observa as estrelas em seu bailado noturno. Sem que os demais percebam, Liesl, a filha mais velha, vai ao encontro de seu namorado Rolf. Os dois estão a conversar e cupidos se aproximam do jovem casal. Pingos de chuva começam a cair. Liesl se despede de Rolf, volta para casa e aparece de surpresa no quarto de Maria que a recebe de modo discreto e com jeito amigo.

Com medo dos trovões, todos os outros irmãos buscam abrigo no quarto de Maria e, para espantar o medo, eles se põem a pensar nas coisas que mais gostam e, assim, libertam os foliões que há dentro de cada um. Maria observa o quarto e ao olhar as cortinas, tem uma idéia e, nessa breve pausa, ela relembra sua infância. Com música, ilusionismo, histórias divertidas e brincadeiras a moça conquista os corações dos filhos do capitão.

Após um viagem a Viena, o Capitão Von Trapp regressa acompanhado de sua noiva, a Baronesa Elsa, e do grande amigo Max, um produtor, que desesperadamente busca um grupo de coral para cantar no festival de Salsburgo. O capitão fica muito irritado por encontrar seus filhos de maneira diferente. porém, ele fica muito comovido ao ouvir as crianças cantarem e agradecere Maria por trazer de volta a música àquela casa.

Anjos da música celebram uma nova vida e todos são envolvidos por um clima festivo. Após a festa, sentimentos são revelados em um carrossel de emoções. O Capitão rompe seu noivado com a baronesa; Maria percebe que está apaixonada pelo Capitão, foge para o convento e confessa seu segredo à Madre Superiora que, cheia de sabedoria, explica que ela não pode e nem deve fugir de seus sentimentos. Maria fica em dúvidas com a atitude que tomou e começã a pensar se deve ou não retornar à casa dos Von Trapp.

II ATO
Na cidade de Salsburgo músicos circenses fazem apresentações para homenagear grandes compositores. As notas musicais executam várias canções e há danças apra a felicidade de muitos; nada disso porém, é capaz de diminuir a tristeza que os filhos do Capitão Von Trapp sentem desde a partida de Maria. Após a tentativa fracassada de visitá-la no convento, as crianças voltam pra casa tristíssimas.

Personagens alegres e vibrantes, os Mágicos Noéis, resolvem por fim a essa infelicidade e trazem Maria de volta, para alegria das crianças e surpresa de Max que resolve inscrevê-las para cantarem no festival de coral de Salsburgo, para o qual inscreveu também uma dupla de sapateadores por ele produzida.

O Capitão Von Trapp se declara apaixonado por Maria e a pede em casamento. O universo e seus corpos celestes conspiram a favor dessa união, porém, a lua-de-mel do casal é perturbada pela anexação da Áustria ao III Reich. Rolf, o namorado de Liesl, adere ao nacional socialismo. Manifestações contrárias ao nazismo e de apoio à paz são declaradas pelos "Flags".

O Capitão Von Trapp se recusa a alistar-se na marinha e decide fugir do seu país com a família. Durante a fuga eles são supreendidos por Rolf que, em razão de sua paixão por Liesl, deixa a família fugir. Com a cumplicidade da Madre Superiora e das freiras do convento, a Família Von Trapp foge dos Nazistas através das suas tão amadas montanhas austríacas.

 

[voltar]

2017 - Ballet Expressão. Todos os direitos reservados.