A história adaptada


Tiana morava em Nova Orleans, a capital mundial do Jazz. Sonhava em ter o próprio restaurante , pedindo às estrelas, como se fosse mil Tianinhas: "me atende, me atende"... Trabalhava muito, e seu sonho estava "Quase lá"... Sob o Brilho das Estrelas, suspirava lembrando quando fazia sua famosa sopa e oferecia aos Vizinhos.

Nova Orleans estava em festa. Sapateadores De Jazz e Artistas de Circo dançavam para celebrar a chegada do Príncipe Naveen. Charlotte La Bouff, melhor amiga de Tiana e filha do milionário Sr. La Bouff, aguardava o príncipe, prometendo um lindo baile de recepção. Mas Facilier, um feiticeiro ganancioso, juntamente com suas Sombras, planejava trapacear Naveen, fazendo Sr. Lawrence (servo real), se passar por príncipe para casar-se com Charlotte, de olhos em sua fortuna. Facilier oferece a Naveen a boa vida que tanto procura. Os Amigos do Outro Lado com o feiticeiro, transformam Naveen em sapo!

No dia do baile, apresentações de Tango, Dança do Ventre antecedem a chegada do príncipe. Ansiosa, Charlotte suja acidentalmente a roupa de Tiana e acaba emprestando um lindo vestido. Enquanto isso, chega Lawrence disfarçado de príncipe. Tiana reaparece com um lindo vestido emprestado de Charlotte. O baile continua com a apresentação das Máscaras de Carnaval. Charlotte vai atrás do falso príncipe enquanto Tiana suspira junto as estrelas... "Me atende, me atende, me atende!"

Naveen aparece pedindo um beijo a Tiana, imaginando que ela fosse uma princesa. Tiana recusa, mas o príncipe/sapo oferece o dinheiro que faltava para ela abrir seu restaurante. Tiana beija o sapo... e ela acaba se transformando em sapa! Os dois fogem da festa observados pelas Sombras. Facilier comemora o sucesso de seu plano com O Pacto realizado. Os sapos chegam ao Pântano e adormecem. Ao acordar são surpreendidos por lindas Flores. Águias surgem ameaçadoras e precisam se esconder atrás de algumas Folhas. Jacarés, também os cercam, mas conseguem escapar para ver os Pássaros Coloridos.

Loiusa, uma jacaré boa de praça, observa os dois. Apaixonada por jazz, sonha em se apresentar nos restaurantes da cidade. Ela acredita que Mama Odie, poderia ajuda-los, e eles saem em sua procura. Ray aparece para iluminar o caminho, repleto de Borboletas e Vagalumes. Todos seguem Pelo Rio Abaixo. Libélulas inspiram Ray dança e confessa seu amor por uma estrela, Evangeline... Um sentimento novo surge entre os sapos...

Mama Odie e sua fiel escudeira, a Cobra Jujú, recebem os visitantes. Ela sabe tudo sobre magia e natureza humana. Não Importa a Aparência, era o recado de Mama Odie. Se os sapos querianm voltar a serem humanos, Naveen deveria beijar a princesa verdadeira. Tiana lembrou-se de Charlotte, que sempre foi reconhecida como uma princesa. Correram para a cidade para procurar Charlotte, prestes a se casar com Lawrence, ainda disfarçadode príncipe. Neste percurso o sapo se perde do grupo.

Na cidade Tiana, vendo o casamento de Charlotte, imagina que Naveen já havia se transformado em humano. Ray conta a Tiana que Naveen a ama e todos se preocupam com o sumiço do príncipe. Naveen aparece no meio dos noivos e assusta Lawrence. Facilier, ao ver seu plano entrar em ruínas, ordena às Sombras que capturem Naveen. Uma incrível luta se inicia e Ray é duramente pisoteado por Facilier, mas Tiana consegue quebrar o colar do feiticeiro. As Sombras, ao ver o colar quebrado, decidem levar Facilier para sempre, ao Amigos do Outro Lado.

Charlotte chega com seu pai para resolver a confusão. Naveen pede um beijo a Charlotte, mas nada adianta. Ela sai em prantos, triste por não ajudar sua melhor amiga. Tiana, Naveen e Louisa também choram enquanto um cortejo de vagalumes anuncia a transformação de Ray em uma estrela, que surge ao lado de Evangeline, eternizando a linda história de amor.

De volta ao pântano, Mama de Odie realiza o casamento entre os dois sapos. Casada com um príncipe, Tiana então era uma princesa, e no momentodo beijo nupcial, inesperadamente ambos se transformam em humanos. Tiana terá seu restaurante junto a alguém que ama!

Equipe de Produção

 

Mauro Rodriguez é professor, bailarino e coreógrafo com Habilitação Plena em Dança. Foi bailarino do Raça e Cia de Dança e do Grupo Rama de Pirassununga. Integrou o elenco do musical "Vitor e Vitória", estrelado pela atriz Marília Pêra e com direção de Jorge Takla.
Mauro coreografou e adaptou musicais como Annie, Mary Poppins, Chicago, Cat's, A Noviça Rebelde, Rei Leão, O Corcunda de Notre Dame e Fantasma da Ópera. Atualmente, ministra aulas de jazz e dança contemporânea em São Paulo.
"No Ballet Expressão, tive a oportunidade de participar como adaptador de Mary Poppins, A Noviça Rebelde e o Rei Leão. Fiquei muito feliz e honrado ao receber o convite para participar de mais um espetáculo, pois tenho muito respeito, carinho e admiração pelos profissionais e alunos da escola. Tudo que se faz no Expressão é com muita dedicação e amor. A arte da dança encontra sua excelência e sua expressão plena. Agradeço por mais uma oportunidade em poder compartilhar ideias, sentimentos, emoções e muita dança!"


Fernando Cruz "A Princesa e o Sapo" é um clássico da Disney no qual a protagonista é uma mulher negra, que corre atrás do sonho de abrir seu próprio restaurante. Além da função de adaptar a história, criar as cenas e ensaiar os elencos do teatro, fui também convidade para trabalhar como produtor executivo. Um grande desafio diante do tamanho do espetáculo e das diversas demandas de cenografia, figurino, adereços, agendas de ensaios, bailarinos e coreógrafos vindos de outras cidades. Só poderia funcionar com harmonia se toda a equipe seguisse unida até o fim. Foi um processo marcante na minha carreira e que com certeza servirá de exemplo para vindouros. Vida longa ao Expressão!


Mariana Piccolli "Foram os personagens e elementos do filme da Disney que me inspiraram para criar os figurinos deste espetáculo. As conversas com produtores, coreógrafos e costureiras, aliadas a um "jogo de cintura", também foram importantes para vê-los sair do papel sem serem meras cópias dos originais. Figurinos são sonhos das crianças que se realizam com o tutu da bailarina, dos adultos que querem fazer bonito em cena, mas estão diretamente ligados a limites de orçamento, criatividade e praticidade, ou seja, um grande desafio! Espero realmente ter contribuído para este espetáculo, pois sempre é uma honra ser convidada para ser a figurinista do Ballet Expressão!"


Luís Pelegrini é preparador físico e artístico, com inúmeros trabalhos como coreógrafo em cinema, teatro e TV. Em sua trajetória internacional como artista, destaca-se a participação como solista do Cirque du Soleil de 1999 a 2001 e de 2008 a 2009. Seu trabalho é estruturado em técnicas de alpinismo, ginástica olímpica, kakari payat, malabares, bambu, yoga e kung fu. Neste espetáculo, poderá ser visto nas cenas de luta coreografada.
"Desde 1996 trabalho coreografando e fazendo a direção de movimentos de atores para peças teatrais, novelas e filmes, mas esta é a primeira vez que realizo um projeto junto a bailarinos. Tem sido uma experiência bastante gratificante, principalmente pela dedicação e qualidade técnica dos profissionais envolvidos. Um ótimo resultado cênico de uma luta no palco ou de uma movimentação corporal baseada em um animal depende muito do talento e emepenho dos participantes, e é isso que o grupo do Ballet Expressão tem demonstrado a cada ensaio realizado. Certamente, teremos um resultado de excelência, que irá divertir, inspirar e emocionar os espectadores."


Anny Lemos é artista plástica formada pela Unesp/Bauru. Autora de diversas pinturas murais e participante de exposições, atua também com arte educadora. Neste espetáculo, é responsável pela cenografia.
"Um espetáculo é composto por um conjunto de linguagens que vai do primeiro movimento coreográfico até a última pincelada de um objeto cênico. É muito rico, para qualquer profissional da área artística, o desafio de fazer parte dessa composição diante de uma escola de dança que leva a Arte a sério. Fazer a cenografia de A Princesa e o Sapo me fez viajar para os anos 20, em uma atmosfera jazzística, e pensar nas possibilidades cênicas para o desenvolver da história. É grande a expectativa de visualizar o conjunto em cena e ver acontecer todo o encanto no palco!"


Ficha Técnica



Direção Artística: Bety Kiyomura
Concepção e Pesquisa: Mauro Rodriguez
Roteiro e Direção Teatral: Fernando Cruz
Movimentação Cênica - Personagens: Luis Pelegrini
Coreógrafos: Aline Gallo (Brilho das Estrelas, Flores do Pântano, Máscaras de Carnaval), Angel Achkar (Sedução de Naveen), Cayque Iroldi (Amigos do Outro Lado) Elizandra Santos (Borboletas e Caçadores, Flores do Pântano, Folhas, Libélulas, Naveen e Músicos de Jazz, Vagalumes), Érika Oliveira (Borboletas e Caçadores, Borboletas, Jacarés, Naveen e Músicos de Jazz, Pássaros Coloridos), Gabriela Bagnato (Águias, Brilho das Estrelas, Libélulas, Máscaras de Carnaval, Vizinhos), Jeferson Martins (Pântano), Letícia Torres (Flores do Pântano, Tianinhas), Luiz Gustavo Rodrigues (Sonho na Floresta), Mariana Piccolli (O Pacto, Vizinhos), Valéria Domingues (O Baile).
Coreógrafos convidados: Luana Espindola (Flamingos), Felipe Lemos (O Baile, Nova Orleans)
Cenografia - Execução: Anny Lemos, Ricardo Garcia
Figurinos - Criação e Consultoria: Mariana Piccolli
Figurino - Execução: Andrea Delgado, Atelier da Zize, Atelier Lu Sant'ana,
Atelier Flor de Lótus - Diane de Souza, L' Atelier - Aline Silva
Adereço de cabeça:Atelier Lu Sant'ana, Eliana Salles, L' Atelier - Aline Silva
Vídeo: Chris Produções
Fotografia: Marina Maldonado, Walter Fukuhara
Revisão de texto: Mariana Piccolli, Gustavo Broto
Impressão: Art Point Gráfica e Editora
Arte-finalista: Flaviannie Melchior
Pesquisa de Imagens: Allan Gavassa
Troféu - Criação: Alcides Pallone
Direção de Palco: Juliana Favoretti, Madalena Rodrigues
Sonoplastia Execução: Julia Favoretti, Maria Eduarda Lima
Staff: Alexsandra Silva, Aline Hoffmann, Andreia Santana,
Aparecido Santana, Carolina Bruno, Celia Mihara, Cibele Bento, Dalila Brassi, Debora Veneziani, Erica Baptista, Glaucia Almeida, Kelen Pariser, Liliane Terra, Larissa Santos, Jeovani Alencar, Luciana Garcia, Luciana Mendonça, Marta Bernardi, Milene dos Santos, Patrícia Sales, Rafaela dos Santos, Rita Claro, Rose Torres, Roberta Mossaniga, Simone Jorge, Wania Moraes.


Ficha Técnica Escola



Diretora Artística - Bety Kiyomura
Professores e Ensaiadores - Angel Achkar, Aline Gallo, Bety Kiyomura, Cayque Iroldi, Érika Oliveira, Elizandra Santos, Fernando Cruz, Gabriela Bagnato, Jeferson Martins, Leticia Torres, Luiz Gustavo Rodrigues, Mariana Piccolli, Valéria Domingues
Monitores - Allan Gavassa, Aline da Silva, Ana Laura Carreiro, Beatriz Bullio, Isabelly Ferreira, Juliana Mendonça, Larissa Vitti, Rafaela Favoretti, Rita de Carvalho
Professores Convidados - Anderson Machado, Andreja Picon, Carlinhos Rowlands, Carol Robatini, Dani Sacomano(Nur), Derick Jacinto, Eliane Fetzer, Helena de Los Andes, Lars Cauwenbergh, Luana Espíndola, Micael Pancrácio
Secretária Administrativa - Adriana Sonchini
Secretária Assistente - Jucieli Ferreira
Estagiário - Lucas Picon
Zeladora - Márcia de Souza
Assessoria em Comunicação - Mariana Piccolli


2017 - Ballet Expressão. Todos os direitos reservados.